A comunidade da Ribeira Funda, fica localizada na cidade dos Espargos, no centro da ilha do Sal, um dos principais pólos do turismo de Cabo Verde. Fica a 18 km2 da cidade da Santa Maria, 7km2 de Pedra de Lume e 8km2 da vila da Palmeira. O seu assentamento, iniciou no seculo XX, entre as décadas de 20 e 30 durante a construção do primeiro aeroporto em Cabo Verde pela companhia italiana Lati, que serviria de base das suas travessias do atlântico, durante a segunda guerra mundial. A construção do aeroporto, trouxe muitas gentes das ilhas de Boavista, São Nicolau e Santo Antão que procuravam escapar a fome que assolava o país naquele tempo. A implementação do aeroporto na ilha, hoje, aeroporto Internacional Amílcar Cabral, teve um papel fulcral e central no desenvolvimento económico e social da ilha. É uma zona caracterizada pelas suas aconchegantes casas com quintal e varanda onde familiares e amigos se reuniam para criar e organizar convívios familiares, convívios da vizinhança, dos saraus de música e tocatinas, das festas tradicionais e de romarias e muito Djunta Mon. Essa vida sociocultural agitada e frenética inspirou muitos compositores, artistas e músicos populares, como o falecido Kula famoso violinista e animador das noites salenses. O desporto é muito promovido na zona, conta com quatro associações desportivas e é considerada o berço do Carnaval da ilha onde pelas mãos do sr. Antonzinha se fez um dos primeiros desfiles carnavalescos pelas avenidas da cidade de Espargos. Ao visitar a nossa comunidade terá a oportunidade de experienciar as vivencias dos locais da zona de Ribeira Funda, mas também de visitar paradisíaca praia de Santa Maria, considerada uma das praias mais belas do mundo, as Salinas de Pedra de Lume, em uma cratera de um vulcão extinto e entre outros locais inesquecíveis.
Saber MaisA comunidade da Ribeira Funda, fica localizada na cidade dos Espargos, no centro da ilha do Sal, um dos principais pólos do turismo de Cabo Verde. Fica a 18 km2 da cidade da Santa Maria, 7km2 de Pedra de Lume e 8km2 da vila da Palmeira. O seu assentamento, iniciou no seculo XX, entre as décadas de 20 e 30 durante a construção do primeiro aeroporto em Cabo Verde pela companhia italiana Lati, que serviria de base das suas travessias do atlântico, durante a segunda guerra mundial. A construção do aeroporto, trouxe muitas gentes das ilhas de Boavista, São Nicolau e Santo Antão que procuravam escapar a fome que assolava o país naquele tempo. A implementação do aeroporto na ilha, hoje, aeroporto Internacional Amílcar Cabral, teve um papel fulcral e central no desenvolvimento económico e social da ilha. É uma zona caracterizada pelas suas aconchegantes casas com quintal e varanda onde familiares e amigos se reuniam para criar e organizar convívios familiares, convívios da vizinhança, dos saraus de música e tocatinas, das festas tradicionais e de romarias e muito Djunta Mon. Essa vida sociocultural agitada e frenética inspirou muitos compositores, artistas e músicos populares, como o falecido Kula famoso violinista e animador das noites salenses. O desporto é muito promovido na zona, conta com quatro associações desportivas e é considerada o berço do Carnaval da ilha onde pelas mãos do sr. Antonzinha se fez um dos primeiros desfiles carnavalescos pelas avenidas da cidade de Espargos. Ao visitar a nossa comunidade terá a oportunidade de experienciar as vivencias dos locais da zona de Ribeira Funda, mas também de visitar paradisíaca praia de Santa Maria, considerada uma das praias mais belas do mundo, as Salinas de Pedra de Lume, em uma cratera de um vulcão extinto e entre outros locais inesquecíveis.
Saber MaisA comunidade da Ribeira Funda, fica localizada na cidade dos Espargos, no centro da ilha do Sal, um dos principais pólos do turismo de Cabo Verde. Fica a 18 km2 da cidade da Santa Maria, 7km2 de Pedra de Lume e 8km2 da vila da Palmeira. O seu assentamento, iniciou no seculo XX, entre as décadas de 20 e 30 durante a construção do primeiro aeroporto em Cabo Verde pela companhia italiana Lati, que serviria de base das suas travessias do atlântico, durante a segunda guerra mundial. A construção do aeroporto, trouxe muitas gentes das ilhas de Boavista, São Nicolau e Santo Antão que procuravam escapar a fome que assolava o país naquele tempo. A implementação do aeroporto na ilha, hoje, aeroporto Internacional Amílcar Cabral, teve um papel fulcral e central no desenvolvimento económico e social da ilha. Á entrada encontramos a “pracinha de kebród” espaço de encontro, convivio e jogos populares como o ouril e cartas, Ribeira Funda acolhedora de gentes das ilhas caracteriza-se pelas suas aconchegantes casas com quintal e varanda onde familiares e amigos se reuniam para criar e organizar convívios familiares, convívios da vizinhança, dos saraus de música e tocatinas, das festas tradicionais de romarias e muito Djunta Mon para organização e realização. Essa vida sociocultural agitada e frenética inspirou muitos compositores, artistas e músicos populares, como o falecido Kula famoso violinista e animador das noites salenses, Ildo Lobo, Herminia vozes salenses da música tradicional. O desporto é promovido atraves associações desportivas, a zona conta com varias associações em modalidades diferentes e é considerada o berço do Carnaval da ilha onde pelas mãos do sr. Antonzinha se fez um dos primeiros desfiles carnavalescos pelas ruas da cidade de Espargos. Ao visitar a nossa comunidade terá a oportunidade de experiênciar as vivências dos locais da zona de Ribeira Funda, desfrutar da gastronomia tradicional e também visitar a paradisíaca praia de Santa Maria, considerada uma das mais belas do mundo, as Salinas de Pedra de Lume, em uma cratera de um vulcão extinto e entre outros locais inesquecíveis.
Saber MaisA ilha do Sal possui a população mais expressiva de Rabo de Junco e é o lugar de reprodução “mais importante” desta espécie de ave marinha de toda a África Ocidental, disse o professor da Universidade de Barcelona, Jacob Gonzalez-Solis. Sal passou a ser o lugar de reprodução mais importante de Rabo de Junco a nível da África Ocidental”. Fonte jornal a Nação Além dos pássaros a baía de Parda é famosa pela sua população da espécie tubarão limão, dóceis animais que fazem a delícia dos visitantes com a sua serena presença. A a diversidade de palmeiras confere a beleza exotica e expressiva contrastante com a aridez do seu solo.
Saber Mais- Island Tour - conheça os encantos da ilha do Sal full day, visita a baía de parda habitat da espécie tubarão limão e ainda banho nas salinas de pedra de lume 30 Eur (almoço extra); - Cozinha secreta Aptit – “Afinal, sentá na mesa, ta bai além d alimenta nos corp…partilhá um cmida sabe, conversa ma um psoa especial e ainda fazé negôces”; - Moda nôs – Convívio com famílias seus hábitos e costumes, visita a plantações locais com oportunidade de adquirir produtos alimentares frescos e naturais Sal by night – Tour pelos espaços noturnos com música tradicional ao vivo na Vila de espargos Trekking costa Fragata - Caminhada pela costa de fragata Catamaran Sodade – half day or full day preco e de 59 euros por pessoa para a excursao normal/mix e 65 euros por pessoa para a excursao so para adultos, A excursao tem a duracao de mais ou menos 4h, sendo que fica mais ou menos 3h a bordo. Fazemos o pick up no hotel em Santa Maria para os levarmos ate Palmeira. Dai vao embarcar num bote para os levar ate ao catamaran. Dai comecam a velejar por 1 hora ate perto do Monte Leao onde irao parar por 1hora. Durante a paragem a tripulacao ira preparar um lanche, podem nadar no mar fazer um pouco de snorkeling, se o mar tiver calmo podemos colocar uma piscina insuflavel na parte de tras do catamaran onde podem nadar ou entao podem apenas relaxar a bordo. Pesca profissional – para amantes de pesca ver com o fornecedor Bike excursion
Saber MaisA large crater with escarpments of 1000 meters, called Bordeira, surrounds the village. On the plain there is a large volcanic peak (2,829 m from sea level) and several smaller peaks and lava fields from recent eruptions, mainly 1951, 1995 and 2014 (during which the entire population had to be evacuated). The entire caldera, about 67 km², is a protected area as part of the Fogo Natural Park.
Saber Mais84% of endemic plants (31 species in total) in Fogo are located in Chã and Bordeira. 48% of these are designated as rare and/or threatened in the Ministry of Environment, Agriculture and Fisheries (MAAP) 'Red List', which includes the species Echium volcanorum , Erysimum caboverdeanum , Sarcostemma daltonii , Verbascum cystolithicum , rotundifolia Lavandula , Periploca laevigata sp. chevalieri , Euphorbia tuckeyana and Tornabenea bischoffii and the genus Diplotaxis . Its fauna includes mainly insects, not so many in the low-lying areas, it is one of the places where it does not exist. A warbber, the Warbber of Cape Verde ( Acrocephalus brevipennis ) is one of several places on the island that are not founded since its habitat is up to 1,300 meters above sea level.
Saber MaisThe wines labeled "Chã", produced by the Association (with the help of the Italian NGO Cospe and the EU), are full-bodied and rich in colour and extract. All grapes used in the wines are grown locally by farmers inside the caldera, which has a wine tradition of 120 years.
Saber MaisA trace of the original architecture of the 15th century, with its whitewashed houses and thatched roofs, from this street you can enjoy the vegetation along Ribeira Grande
Saber MaisA trace of the original architecture of the 15th century, with its whitewashed houses and thatched roofs, from this street you can enjoy the vegetation along Ribeira Grande
Saber MaisThe São Felipe Fortress is located at the entrance of the city, a building with walled structures, easily accessible, its surrounding area is a true viewpoint. Constructed in 1587–93. This fort was built as defence from pirate attacks (mainly French and English). The elevation is 120 m above sea level.
Saber MaisThe São Felipe Fortress is located at the entrance of the city, a building with walled structures, easily accessible, its surrounding area is a true viewpoint. Constructed in 1587–93. This fort was built as defence from pirate attacks (mainly French and English). The elevation is 120 m above sea level.
Saber MaisThe first cathedral built in the West African coast in 1556 and completed in 1705, on the initiative of Friar Francisco da Cruz, in a privileged position, facing the ocean. Its impressive ruins (the church was 60 m long) have been conserved in 2004. the ruined convent of São Francisco, built in 1657 on a slope outside the city centre. The convent church has been restored in 2002.
Saber MaisThe first cathedral built in the West African coast in 1556 and completed in 1705, on the initiative of Friar Francisco da Cruz, in a privileged position, facing the ocean. Its impressive ruins (the church was 60 m long) have been conserved in 2004. the ruined convent of São Francisco, built in 1657 on a slope outside the city centre. The convent church has been restored in 2002.
Saber MaisOne of the examples of sub-Saharan Gothic architecture, Manueline style the founding element of this building, built in honor of Our Lady of Rosario patron saint of black men. The oldest colonial church in the world, built in 1495.
Saber MaisOne of the examples of sub-Saharan Gothic architecture, Manueline style the founding element of this building, built in honor of Our Lady of Rosario patron saint of black men. The oldest colonial church in the world, built in 1495.
Saber MaisReected in 1512 or 1520. At this marble pillar rebellious slaves were punished publicly. It was restored in the 1960s. It stands at the main square of the city.
Saber MaisReected in 1512 or 1520. At this marble pillar rebellious slaves were punished publicly. It was restored in the 1960s. It stands at the main square of the city.
Saber MaisA historical heritage located in the upper part of the city near Fortaleza Real, A small building that is in good condition
Saber MaisA historical heritage located in the upper part of the city near Fortaleza Real, A small building that is in good condition
Saber MaisProtect the habitat of a set of animal and plant species, SEABIRDS, the aquatic environment, such as FISH, CETACETOs, SEA TURTLES
Saber MaisProtect the habitat of a set of animal and plant species, SEABIRDS, the aquatic environment, such as FISH, CETACETOs, SEA TURTLES
Saber MaisThis project aims to keep community beaches always clean and at the same time create local jobs
Saber MaisThis project aims to keep community beaches always clean and at the same time create local jobs
Saber MaisThis project aims to help women in the community keep tradition and culture alive by teaching children
Saber MaisThis project aims to help women in the community keep tradition and culture alive by teaching children
Saber Mais